Comunicação Não Violenta

Tigrinhos Comunidade – Educando Educadores Sociais, promoveu através de seu diretor Perry Krassner, uma palestra tematizada para a comunicação não violenta.

Os educadores sociais foram introduzidos na temática de forma a discutirem sobre:

O que é?

A Comunicação Não Violenta é um processo de entendimento que facilita a harmonização de suas necessidades pessoais com as necessidades das pessoas com as quais você se relaciona de uma maneira autêntica e empática. Ela envolve, inicialmente, uma mudança de foco: de nossos erros e dos erros do outro, para as necessidades de todos. A CNV nos permite construir uma relação de confiança através de uma linguagem que aumenta a disposição de cooperar e apoiar um ao outro.

O Quais são os objetivos?

  • Criar um clima de cooperação, valorização e confiança através de diálogos autênticos e empáticos.
  • Conhecer formas que ajudem a conduzir conversas e discussões difíceis de maneira construtiva.
  • Ter mais segurança em lidar com pessoas difíceis, raivosas e desafiadoras.
  • Entender melhor os motivos de comportamentos agressivos.
  • Auto-gerenciamento em situações de estresse e situações com emoções fortes.

Quem criou este processo de comunicação?

O criador desse processo é o psicólogo norte americano Dr. Marshall Rosenberg. Tendo crescido em um bairro turbulento de Detroit, se interessou por novas formas de comunicação para criar alternativas pacíficas de diálogo que amenizassem o clima de violência com o qual conviveu. A Comunicação Não Violenta foi o resultado de sua especialização em psicologia social, de seus estudos de religião comparada e de suas vivências pessoais. Em 1984, o Dr. Rosenberg fundou, na Califórnia, o “Center for Nonviolent Communication” (CNVC), que se transformou em uma grande organização internacional sem fins lucrativos, com centenas de pessoas habilitadas a dar treinamento em trinta países, entre eles o Brasil. Seu livro virou um best-seller internacional.

Vale ressaltar que esse encontro foi muito emocionante e que as discussões a cerca da temática foram bem interessantes.

DSC00604 DSC00605 DSC00608

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *