Curso Contadores de Histórias em Ação 2016.

Que alegria foi dar início a mais um curso “Contadores de histórias em Ação”!

Nossas palestrantes, amigas e parceiras da TCEES  Vanessa Teixeira de Souza e Paula Vieira Porto deram um show!

Em nosso primeiro encontro (20/08), uma interessante dinâmica de apresentação quebrou o gelo e ainda despertou aproximação entre os educandos e palestrantes. A pergunta lançada foi a seguinte: Se você fosse um personagem de alguma história infantil, qual você seria? As respostas foram as mais surpreendentes!

Feitas as apresentações, partimos para um pouco de teoria contemplando a origem da literatura infantil e sua evolução mundialmente. Também abordamos alguns dos principais autores e a importante contribuição de cada um deles. Você sabe definir um gênero literário? Abordamos algumas dessas características também, seguidas da importância especial dos contos de fadas e fábulas. Depois de saber de tudo isso, como relacionar o ato de contar histórias com a necessidade da ludicidade no desenvolvimento infantil? Falamos sobre essa relação e descobrimos que contar histórias significa muito mais do que distrair ou passar o tempo! Por fim, conhecer as necessidades – enquanto leitor – específicas de cada fase é fundamental e, visto isso, partimos para o grande momento do encontro; sugestões de técnicas de contação de histórias!

Já na semana seguinte (27/08), retomamos algumas das técnicas e discutimos um pouco sobre a questão do momento – o mundo digital e interativo. Os livros já fazem parte dessa realidade e devemos usar o recurso para atrair o público, especialmente os jovens, para o universo da literatura. Falamos das características dos livros interativos e digitais, apresentando inclusive algumas ideias para produzi-los. Técnicas e recursos apresentados, era chegada hora de colocar a mão na massa. Após aquele lanchinho delicioso e cheio de carinho que sempre nos é oferecido, assistimos a um show de apresentações. Divididas em grupos, as meninas aplicaram as técnicas e fizeram um divertido “treino” para o próximo encontro – o “Leitura na Praça” que acontecerá em cinco diferentes praças de Campinas no dia 24/09/2016. Você é nosso convidado especial para essa festa!

Texto: Vanessa Souza

Abaixo, fotos dos encontros:

 DSC00057 DSC00065 DSC00066 DSC00067 DSC05876 DSC05879 DSC05882 DSC05889 DSC05894 DSC05899 DSC05902

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *