Feliz Novo Ano.

Que esse tempo de incertezas possa ser também um tempo de reflexão, um salto de consciência para uma vida com mais significado.

De tempos em tempos, epidemias sacodem o mundo e suas certezas. No século 14, a peste negra varreu do mundo quase 200 milhões de pessoas.

Se olharmos para esses acontecimentos — à maneira do filósofo alemão Hegel — do alto, avistaremos outros eventos semelhantes; como a lepra, a tuberculose, a gripe espanhola, as grandes guerras. E talvez, no futuro, outros incluam nessa lista, o Coronavírus de 2020.

O que vale a pena fazer nesse momento — para além do isolamento social — é uma reflexão.

O mundo inteiro vive o êxtase do desenfreado direito de ir e vir. Há um vírus que fecha tudo, inclusive escolas e recorda que nós todos somos responsáveis.

Num tempo em que impera o individualismo e o salve-se quem puder. Vem um vírus que diz que você faz parte da humanidade e que essa humanidade deve ser respeitada e protegida.

Num tempo em que trocamos o contato físico e os olhos nos olhos por mensagens e encontros virtuais, chega um vírus e proíbe o contato físico e a presença do outro. E só agora, na impossibilidade mostrada pelo vírus, na ausência de abraços, nos damos conta da real dimensão da presença do outro.

Que esse tempo de incertezas possa ser também um tempo de reflexão, um salto de consciência para uma vida com mais significado e mais responsabilidade.

Temos, todos nós, uma responsabilidade que ultrapassa o cuidado com nós mesmos e a responsabilidade pela busca de um mundo melhor para todos.

Temos que acreditar no poder de mudança e cada um de nós pode ser essa mudança! Vamos fazer nossa parte e incentivar aos outros, sendo nós espelhos de positividade e referências para a humanidade.

Podemos contar com você?

Você pode e deve ser essa mudança – Feliz 2021.

 

Texto baseado em:

Margot Cardoso é jornalista e pós-graduada em filosofia.

 

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *