Inteligências Múltiplas

inteligencias multiplas

Em 11/11/2017 a TCEES – Tigrinhos Comunidade – Educando Educadores Sociais realizou mais uma oficina para educadores sociais, nossa querida Thaís Helena Palhares conduziu a oficina de Inteligências Múltiplas, onde dividiu seus conhecimentos e oportunizou mais um aprendizado para os educadores presentes.

Essa teoria surgiu na década de 1980 através dos estudos de Howard Gardner.

Howard Gardner é um estudioso Americano ligado à Universidade de Harvard cujas pesquisas estão voltadas para a área de psicologia e neurologia.

Ele acreditava que a criança pode apresentar diferentes níveis de aprendizagem de acordo com seu tipo de inteligência predominante, o que confrontava a ideia de inteligência predominante na teoria do Quociente de Inteligência (QI), criado por Binet, na França, na década de 20.

Para Gardner, a inteligência é a “A capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais.”. (Gardner, 1994 apud Strehl, 2000, p.1).

Portanto, não existe um tipo de inteligência; os tipos de inteligência são independentes, mas raramente funcionam isoladamente; elas possuem processos cognitivos próprios e dependem da cultura em que está inserida.

Seus primeiros estudos chegaram ao número de sete inteligências:

  • Inteligência linguística;
  • Inteligência musical;
  • Inteligência lógico-matemática;
  • Inteligência espacial;
  • Inteligência corporal-cinestésica;
  • Inteligência Interpessoal e
  • Inteligência Intrapessoal.

Posteriormente, descobriu-se mais dois tipos de inteligência: Naturalista e Existencialista.

Para Strehl (2000, p.2) é importante conhecer esta teoria, pois, “(…)ter-se-á mais subsídios para compreender melhor os motivos pelos quais os alunos têm um desempenho satisfatório ou não frente a determinadas atividades de ensino.”.

Ainda segundo Strehl (2000), todo mundo tem capacidade para desenvolver todas as inteligências, mas, obviamente, cada pessoa tem mais facilidade com uma ou outra aptidão. Não basta, porém, se acomodar com os conhecimentos básicos. Você precisa exercitar as habilidades de forma prática, de acordo com a necessidade de cada uma – ler, escrever, fazer contas, atividades físicas, ouvir música, fazer terapias, etc.

Vale ressaltar que foi um momento muito enriquecedor e que as trocas ocorridas com os educadores foi fundamental para o bom andamento da palestra.

Texto:

Thaís Helena Palhares

Certificados da Palestra

Confira abaixo as fotos desse encontro:

 

IMG_20171111_111745937 IMG_20171111_111734690 IMG_20171111_111724418 IMG_20171111_111711521 DSC01751 DSC01673 DSC01677 DSC01687 DSC01691 DSC01693 DSC01703 A IMG_20171111_111800799

Participantes Palestra Inteligências Múltiplas

Participantes da Palestra Inteligências Múltiplas

À professora e psicopedagoga Thaís Palhares, nossa gratidão pela parceria voluntaria e confiança em nosso trabalho!

Clique aqui e veja também:

Como trabalhar para ampliar cada inteligência – Tigrinhos Comunidade

Inteligências Múltiplas – Power Point Tigrinhos Comunidade.

TESTE DE INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *