Palestra de Educação Inclusiva.

No ultimo sábado, dia 09 de novembro, tivemos a gratificante oportunidade de reunir algumas dezenas de educadores comprometidos e engajados com o propósito de uma sociedade verdadeiramente inclusiva, para trocarmos ideias, experiências e vivências sobre a temática da Educação Inclusiva.

Através da Mitologia Grega, com a narrativa sobre Procusto, iniciamos nossa manhã com uma reflexão sobre INTOLERÂNCIA, entendemos que cada indivíduo tem sua forma própria de ser, de aprender, de viver… tem seu ponto de partida e próprio ponto de chegada. Respeitar e valorizar essas diferenças, passa por um exercício constante de tolerância. Filosofamos ainda sobre a beleza da diversidade humana: cada um de nós somos únicos e especiais.

Trouxemos à reflexão também alguns conceitos fundamentais para uma educação verdadeiramente inclusiva: o que é Educação inclusiva? O que é a Educação Especial em uma perspectiva da Educação Inclusiva? Qual a diferença entre Igualdade e Equidade? E mais, refletimos sobre algumas habilidades indispensáveis para o Educador Social realizar um trabalho inclusivo: BOM SENSO, EMPATIA e OLHAR SENSÍVEL.

Marina Barone Dantas

A conversa seguiu com a inestimável contribuição da representante do Projeto LIA (Lazer, Inclusão e Acessibilidade) em Campinas e mãe do Gabriel, a Marina Barone Dantas que emocionou à todos com seu relato sobre os desafios e as conquistas de uma mãe de uma criança com deficiência.

Entre as histórias das aventuras de seu filho Gabriel e do depoimento de suas lutas e sentimentos, Marina nos proporcionou uma experiência ímpar, trazendo o lado da família neste contexto de luta por uma sociedade mais tolerante e inclusiva.

 

Um outro ponto alto deste encontro, foi a vivência (Assista neste link) que se seguiu durante o intervalo para o (delicioso) lanche ofertado pela TCEES. Exercitamos nosso BOM SENSO e colocamos em prática a EMPATIA, com cada um interpretando o papel de pessoas com diferentes deficiências. A proposta da vivência em si mesma já representou uma grande experiência, porém foi o empenho e o envolvimento das participantes que fizeram deste, um momento realmente tocante e significativo.

A troca de impressões sobre esta vivência com falas muito valiosas e mesmo o silêncio reflexivo de alguns participantes, fecharam este momento com chave de ouro. Antes de concluir nossa manhã, ainda encontramos tempo para exercitar um pouco também do nosso OLHAR SENSÍVEL, através do trabalho em grupos que pensaram, dentro de uma única temática, diversas possibilidades de trabalho pedagógico para crianças com Deficiência Visual, Intelectual, Múltipla e com TEA – Transtorno de Espectro Altista.

A coerência das propostas demonstraram o quanto os participantes realmente absorveram as ideias trabalhadas durante toda a manhã.

Finalizamos com a belíssima canção “Brincar de Viver”, tocando nosso coração enquanto revíamos a essência de tudo o que vivemos durante toda a formação:

“A Inclusão acontece verdadeiramente quando acreditamos que TODOS são capazes de aprender e se desenvolver…Quando olhamos para CADA UM de forma única, trazendo o OLHAR SENSÍVEL para suas potencialidades e não suas limitações…Quando temos BOM SENSO e EMPATIA para oferecer o nosso melhor, de forma EQUITATIVA. A inclusão verdadeiramente acontece quando desatamos as CORDAS que nos prendem ao comum, ao trivial e nos amarramos na aventura da REINVENÇÃO, da IMAGINAÇÃO e da CRIATIVIDADEQUE DURANTE TODO ESSE PERCURSO, POSSAMOS SER FELIZES E FAZER FELIZ QUEM ANDAR CONTIGO…VAMOS!?

P.S. Faltou assistirmos o curta-metragem “Cordas” planejado para este momento final, mas com certeza a indicação ficou gravadinha na memória e no coração!

À toda Equipe da Tigrinhos Comunidade, minha admiração e gratidão. Admiração pela grandiosidade do trabalho, pelo compromisso social e o investimento no que realmente vale a pena: a humanidade. Gratidão por proporcionar particularmente à mim a experiência de fazer parte de toda essa sinergia que me renovou para seguir a jornada.

Texto:

Valéria Freitas da Silva Vilanova

Acesse aqui seu certificado da Palestra.

Abaixo, galeria de imagens do encontro:

Educadores Sociais participantes na palestra.

Valéria Freitas da Silva Vilanova & Marina Barone Dantas, fica aqui o nosso registro da mais profunda gratidão pelos ensinamentos, parceria e confiança em nosso trabalho.

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *