Palestra Valores x Literatura: uma abordagem prática em sala de aula.

Paula Vieira e Vanessa Souza
Palestrantes

No dia 23 de fevereiro de 2019 aconteceu a palestra Valores x Literatura, ministrado por Paula Vieira e Vanessa Souza.

Nesta palestra de 4 horas foi abordado como metodologia de ensino de valores em sala de aula o uso da literatura infantil e infanto-juvenil.

Como atividade disparadora, as educadoras foram convidas a refletir sobre uma reportagem que apresentava uma situação de agressão em uma escola pública de Campinas. Com essa atividade, pudemos identificar os possíveis motivos que levam as crianças e adolescentes a agirem de forma agressiva, ríspida ou com postura desinteressada em sala de aula.

Foram apresentados livros e sites para serem inseridos na rotina escolar como auxílio para trabalhar de maneira preventiva as situações de conflitos. Também fizemos alguns exercícios para que as educadoras pudessem identificar e extrair de ações negativas das crianças falas e reações indicativas de suas reais necessidades, propondo atividades mais assertivas acerca do valor escolhido para o trabalho pedagógico. O foco da interação estava em trazer mais harmonia para a sala de aula, para o círculo familiar e comunidade, envolvendo as crianças em uma educação mais sócio afetiva e focando na formação de cidadãos conscientes de suas emoções e deveres no viver em sociedade.

Para finalizar, demos a elas o desafio de encontrar uma história para se trabalhar com questões de indisciplina recorrentes em sala de aula. Ao final, elas puderam refletir sobre o problema e pensar em um valor para ser abordado com os títulos apresentados.

O curso foi extremamente produtivo! As educadoras participaram ativamente, trazendo vivências do dia a dia e contribuindo com excelentes comentários e reflexões.

Certificados da Palestra

Siga nossa Página no Facebook

Acompanhe abaixo fotos deste encontro:

Educadores participantes da palestra.

 

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *