Planejamento e Organização de Aula.

Em 08/02/2020 a Tigrinhos Comunidade Educando Educadores Sociais, iniciou as formações 2020 e realizou uma palestra sobre planejamento e estrutura de aula, que foi ministrada por Perry Krassner (Diretor e membro da equipe pedagógica da Tigrinhos Comunidade) que abordou a temática de uma forma bem descontraída.

A palestra foi iniciada com uma dinâmica pra lá de estranha e que vinha de contra proposta a temática abordada, onde os educadores foram recebidos de forma totalmente desorganizada e sem planejamento algum, seguindo para sala errada do curso, atendendo celular em hora inoportuna e sendo interrompido a qualquer momento da palestra e tudo isso de forma proposital.

Após a dinâmica, tudo foi esclarecido, aproveitando o contexto para explicar a importância de se planejar tudo.

Para os educadores que já participam conosco em outras formações, foi uma atitude bem “estranha”, uma vez que já conhecem nossa proposta e organização de trabalho. Já para os iniciantes, ficou a sensação de: Como vamos aprender a planejar se, nem quem nos oferece um curso de planejamento se organizou para isso?

Deixando a parte a dinâmica, no final tudo foi esclarecido e os educadores puderam refletir a cerca da proposta desenvolvida.

Os educadores refletiram no quesito planejamento sobre:

  • Qual é o tema da minha aula?
  • O que os alunos vão aprender?
  • O que gostaria que entendessem e que saibam fazer até o final da aula?
  • O que levam dessa aula em particular?
  • Quais são os conceitos, ideias, ou habilidades que os alunos vão compreender e aplicar?
  • Por que eles são importantes?
  • Se o tempo não for adequado no decorrer da aula, quais conceitos podem ser omitidos?
  • E, por outro lado, quais os que eu poderia pular se não houver tempo?

Algumas Práticas Sugeridas:

 Estabeleça um ambiente positivo na sala de aula.

  • Faça a sala de aula um lugar agradável e amigável.
  • Aceite as diferenças individuais.
  • Atividades de aprendizagem devem ser cooperativas e apoiadoras.
  • Crie um ambiente de aprendizagem não ameaçador.
  • Organize o espaço físico; elimine situações que podem ser perigosas ou perturbadoras.
  • Estabeleça regras e procedimentos em sala de aula e reforce-as de forma consistente e positiva.

Vale ressaltar que foi um encontro muito aberto e dinâmico e os educadores ficaram a vontade para questionar e trocar experiências.

Acompanhe abaixo nossa galeria de imagens do encontro.

Acesse aqui seu certificado da Palestra.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *