TCEES – 1º Encontro – Curso Contadores de Histórias em Ação

contadores-de-historias-em-acao

“Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo”

É com essa inspirante frase de Malala Yousafzai que apresento a todos um resumo do que foi o primeiro encontro do 4 Curso de Contadores de Histórias em Ação promovidos pela TCEES – Tigrinhos Comunidade Educando Educadores Sociais e realizado no último sábado, dia 01/08/2015.
Após o acolhimento com um delicioso café da manhã, o curso foi iniciado com os cumprimentos e boas vindas dos diretores e fundadores da TCEES Perry e Mari Krassner, aos participantes e informando-os sobre as novidades dos cursos nesse semestre. Um dos pontos fortes do curso deste ano é a mudança quanto a programação: nosso último encontro contará com a participação de todos em um projeto maravilhoso de incentivo e acesso aos livros e a literatura “Leitura na praça”. Após toda bagagem adquirida pelas teorias e atividades, será hora de aplicá-la ao público que de fato queremos conquistar: as crianças. Aos poucos vamos explicar como será, mas uma coisa é certa. Será simplesmente sensacional.
A fim de relaxar e sacudir nossos participantes fizemos uma dinâmica super divertida, intitulada Somos todos iguais. Demos uma aquecida em todos e já os envolvemos em nossa proposta de promover os conteúdos transdisciplinares juntamente com a literatura infantil.
O primeiro texto a ser apresentado e discutido foi A História da Literatura Infantil Mundial e Nacional. Ao pensarmos sobre a sociedade de antigamente (não tão distante de nós como pensávamos) fica mais fácil de entender o quão significativo foi a valorização e implantação de histórias para as crianças, num momento em que sua função social era a mesma que dos adultos. Com a abordagem inicial chegamos a uma rica discussão sobre educação, papel do professor e da família, direitos e deveres das crianças e como a literatura colaborou para a formação de cada um, mesmo que intrinsecamente.
O envolvimento e participação de todos foi tão intenso e rico que conseguimos abordar alguns temas propostos para esse encontro de maneira agradável e interessante, destacando a importância de se promover atividades lúdicas e transdisciplinares  utilizando como recurso o livro infantil e exemplificando essa prática com ideias simples e ao mesmo tempo tão significativas. As definições de diferentes estilos literários, tais quais sua função, importância e relação com a educação infantil foram outros assuntos debatidos, além da indicação de autores internacionais, nacionais e regionais que criam, produzem e nos presenteiam com obras primas literárias. Conseguimos em tão pouco tempo compreender que por trás da leitura de uma história há tanta magia, encanto e ternura quanto aprendizagem, crescimento e desenvolvimento. Os mistérios que um livro carrega só podem ser desvendados por quem o lê.
Fizemos uma pequena pausa para um descanso e lanchinho, e retornamos com a apresentação do trabalho de conclusão de curso da graduação da Vanessa de Souza, nossa colaboradora nos encontros, cujo tema era vinculado com a educação moral através da literatura infantil. De forma brilhante, ela dividiu conosco sua pesquisa, explicando-nos os níveis de desenvolvimento da moralidade, contextualizando o significado de ética e moral, e nos direcionando em como conduzir essa proposta através de histórias infantis. Alguns títulos de livros foram indicados como recursos e disparadores de discussões acerca do tema moralidade, como os da autora Luciene Tognetta.
Durante todo o encontro buscamos envolver os participantes em nossas ideias e propostas, buscando agregar ainda mais conhecimento e inspiração para a vivencia de cada um em suas salas de aulas. Sabemos que a realidade nas escolas e instituições não são as esperadas e nem idealizadas pelos professores, mas temos a consciência e a responsabilidade em nossa função, buscando sempre o melhor para nossos alunos, independente de quem eles sejam.
Apesar de sermos maioria de participantes na educação infantil, pudemos encontrar diversas histórias, adaptações e ideias que servirão  para o ensino fundamental, como o livro Extraordinário, que chamou tanto a atenção de todos.
Aproveito esse momento para agradecer a cada participante pela presença e dedicação. Vocês foram fenomenais. No próximo encontro dia 22/08/15 teremos novas  atividades, textos, discussões e ideias , Não Percam.
Danieli Grandin Barbosa
Palestrante do curso Contadores de Histórias

Galeria de Imagens do Encontro:

img_1067 p1260016 p1260018 p1260020 p1260028 p1260044 p1260045

 

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *