TCEES – 3º Encontro – Curso Contadores de Histórias em Ação

Nosso terceiro encontro foi muito especial, principalmente por ter sido o último dia em que todos os participantes se encontrariam antes do evento tão esperando de leitura nas praças. Logo depois do sempre cordial café da manhã, iniciamos nossas atividades com mais uma maneira bem divertida para a criançada, de contar histórias. Com a fábula “Festa no Céu” fizemos uma brincadeira competitiva, incluindo história e atividade física. Foi o suficiente para darmos uma acordada, e muita risada.

Apesar de algumas discussões terem sido programadas para esse encontro, priorizamos as apresentações das educadoras, já que tinham se organizado e preparado materiais para expor ao grupo. A proposta era aplicar em sala de aula uma das técnicas apresentadas no encontro anterior e registrar para compartilhar com os demais. Conforme foram passando vídeos, fotos e explicando suas práticas, mesmo que oralmente, pudemos notar o esforço e a verdadeira vontade em aplicar tudo aquilo que apresentamos nos encontros. Foram leituras de histórias diferentes, contextualizadas, divertidas, envolventes e muito aprimoradas. Cada participante percebeu que é capaz de fazer algo novo, e de com um único livro, transformar aqueles minutinhos junto com as crianças em algo mágico. Parabéns a cada grupo, e aos individuais, pela dedicação, e por terem acreditado em nossas proposta. Foi incrível!!!!! Como na vida em tudo devemos tirar um aprendizado, vamos lá: não se esqueçam de preparar o material antes da apresentação. É mais rápido e ficamos com menos tempo ocioso.

Mesmo nos intervalos de um grupo e outro trocamos ideias e refletimos sobre as abordagens, ouvindo e aprendendo com cada  experiência. O mais grandioso de tudo isso é saber que muitas crianças continuarão tendo esses momentos em suas instituições, porque uma sementinha bem plantada e germinada, nunca morre.

Assim que as apresentações das técnicas foram finalizadas, refletimos sobre a intervenção feita através de livros, em situações mais complexas, que envolvam violência, abuso, morte, sexualidade e sexo. Descobrimos nesse bate papo que há meios de amenizar o sofrimento e angústia das crianças utilizando histórias adequadas a cada momento, dando a eles o espaço para se expressarem e serem ajudados.

De forma a expandir o conhecimento dos educadores, apresentamos a eles o PSICODRAMA, técnica de Jean Moreno, que pode ser utilizada em sala de aula a fim de representar por desenhos ou teatros situações vividas pelas crianças, dando a eles um ponto de vista diferente dessas ações. Os participantes tomaram notas de todas essas dicas, assim como das indicações literárias e de vídeos da internet que também podem ser utilizados como apoio.

Finalizando esse encontro, discutimos, planejamentos e organizamos as leituras nas praças que ocorreram no dia 26/09. Tiramos todas as dúvidas, repassamos as informações e combinamos os últimos acertos para o tal dia tão esperado.

E com o calor da manhã, nada melhor do que ir embora com um delicioso sorvetinho.

Chega logo dia 26……………………

Próximo Encontro dia 26/09/2015 com o Projeto de Leitura na Praça.

Até mais.
Texto de:
Danieli Grandin Barbosa
Palestrante do curso Contador

 Galeria de Imagens do Encontro:

p1260185 p1260187 p1260195 p1260197 p1260198 p1260203 p1260205 p1260207

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *