Valores – Proposta de um Projeto Anual. Prática do Educador Social

É sempre uma experiência gratificante contribuir com os cursos da TCEES – Tigrinhos Comunidade Educando Educadores Sociais, mas desta vez fui (Paulo Tonhasolo) surpreendido com o envolvimento e a qualidade da participação dos educadores sociais que estiveram presentes na formação.

Com uma proposta de auxiliar na elaboração de um projeto anual, sugerimos através dessa formação, algumas atividades que abordassem os seguintes valores :

Resiliência, é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse ou algum evento traumático, e encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades.

Respeito, é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande relevância na interação e no convívio social.

Paz, mas como algo mais profundo, um estado de espírito onde as circunstâncias externas são incapazes de nos abalar.

Empatia, é a capacidade de ver o mundo com os olhos do outro

Compaixão, deriva do Latim COMPASSIO, “piedade, capacidade de sentir o que outro sente”. Ter compaixão é a virtude de compartilhar o sofrimento do outro.

Gratidão, deriva do Latim GRATUS, tanto “agradável” como “agradecido”. A gratidão é o que sentimos ao reconhecer algum benefício que nos foi prestado e também é a capacidade de reconhecer que alguém nos deu algo generosamente.

Boa Vontade, é a intenção básica para praticar o bem, é a motivação interna para vivermos melhores relacionamentos.

Altruísmo, é a tendência ou inclinação de natureza instintiva que incita o ser humano à preocupação com o outro e que deve ser aprimorada

Gentileza, que dá sentido e valor às nossas vidas além de nos trazer bem-estar.

Humildade, tem relação com saber qual o seu lugar e então ali atuar, exercendo a sua verdadeira e essencial aptidão, ou ainda a sua missão ou o propósito.

Vale ressaltar, que as trocas relacionadas a temática , foram muito ricas e as reflexões geradas trouxeram um novo olhar a respeito de como valores podem ser trabalhados dentro da rotina institucional, além da conscientização a respeito do trabalho excelente que os educadores já executam com seus usuários que muitas das vezes, se encontram em situação de vulnerabilidade sociais.

Contem sempre comigo, um fraterno abraço.

Paulo Eduardo Lemos Tonhasolo.

Acompanhe nossa galeria de imagens do encontro.

Educadores participantes do encontro.

Acesse aqui seu certificado da Palestra.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *